segunda-feira, 9 de março de 2009

Geografia do Indivíduo


Muitos elementos constroem a nossa identidade. É a união de tudo aquilo que trazemos, que nos é inato e aquilo que vamos coleccionando ao longo da vida. O local onde nascemos e crescemos diz muito de nós e quando nos deixa boas recordações torna-se como um íman que nos atrai e nos puxa para si. É o que acontece comigo. É difícil largar este pedaço de terra que aparentemente até tem um microclima mau, casas caras e pessoas chatas. No momento da partida tem tudo mais encanto, o sol brilha durante todo o ano, as casas são lindas e temos cá tantos amigos.


Diminuindo a escala e aumentando a área (esta aqui é à geógrafa, velhos tempos…), vemo-nos numa região que nos identifica, num país que nos conhece e ao qual não queremos voltar as costas. A relação com o meu país sempre foi ambígua. É lindo, é maravilhoso, é quente, é mesquinho, é corrupto, é uma desilusão… Não sou patriota nem nacionalista, mas também não sou do contra… Acho que no futuro muita coisa poderá acontecer, e que algo está reservado para o paraíso à beira mar plantado. Não somos perfeitos como portugueses, apenas "O" somos porque assim nos sentimos, e assim nos identificamos. A identidade portuguesa pode ser aperfeiçoada, deixando para trás os facilitismos, o fado, a tristeza e o conformismo.


Ao evoluir individualmente, cada um pode trabalhar para que, em conjunto, possamos viver em comunidade, na aldeia, na região, no país. Não sou uma sonhadora sou uma “objectivista”. Não digo “gostaria tanto que o país evoluísse” digo, nós vamos avançar! Começa em cada um de nós, na luta que temos de travar connosco, individualmente, para depois evoluir, como colectivo.

2 comentários:

  1. O desenvolvimento pessoal é o primeiro passo para o desenvolvimento colectivo. Se nós sabemos aquilo que queremos e gostamos é mais fácil percebermos que os outros também têm as suas vontades e os seus gostos.. Só falta é que cada um, no seu caminho, perceba que todos fazemos parte de um todo :p mas havemos de lá chegar! :p

    ResponderEliminar
  2. Ao iniciarmos o Caminho de Auto - Conhecimento e de responsabilização por todas as experiências que movem nossa Vida... já estamos a contribuir para a Harmonização do Colectivo...assim façamos a nossa parte...
    Um abraço na envolvente Aquariana....
    Ruth Fairfield

    ResponderEliminar