quarta-feira, 11 de março de 2009

Com-paixão


Cruzamo-nos com muitas pessoas ao longo da vida e cada uma tem um papel a desempenhar, até mesmo aquela pessoa que se atravessou de manhã na estrada e a quem apitamos, ou aquela que nos dá um encontrão na rua e nem pede desculpa. Será que não existem pessoas más, e elas apenas estão a desempenhar a sua tarefa, ajudando os outros na sua? Hum... Não sei. Sei que todos somos Mestres, todos temos alguma coisa para fazer por aqui e todos temos alguma coisa que pode ser aproveitada como ensinamento pelos outros. Mesmo quando alguém nos prejudica, podemos aprender alguma coisa, se estivermos atentos.


“Cultivar a paciência ensina a desenvolver a compaixão em relação aos que nos ofendem sem no entanto aceitarmos que nos destruam. A compaixão é a melhor terapia para o espírito. Liberta-o de todas as amarras e do domínio das emoções conflituais.” Dalai Lama.


Sobreviver aos outros, precisa-se!

1 comentário:

  1. Apesar de ser díficl de aplicar, é simples cultivar a paciência, basta que percebamos que da mesma forma que nós temos todo um passado, desta e de outras vidas, que nos moldou e que nos justifica, que temos um caminho único, todas as pessoas também o têem. E todos estamos aqui para aprender coisas diferentes uns dos outros e uns com os outros.

    ResponderEliminar