quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Tarrafa do Chefe



Esta rede, a Tarrafa, é do meu avô e este post é sobre ele. Infelizmente já não o posso fotografar com a minha máquina nova, mas residem em mim imensas imagens dele que não consigo transmitir, senão em palavras. Quando jogavamos às cartas, o meu avô perdia de propósito comigo, para que eu ficasse feliz. Ele era o Chefe, eu a chefinha e o meu primo o chefe também... Todos mandavam! Nenhuma criança se sentia inferior ao pé dele! Foi, e é, o avô querido, sem menosprezar os outros, claro, mas este é especial.
Profundo conhecedor do Mar e suas manias, nasceu nas Azenhas do Mar e, tal como quis, acabou a sua Missão de Vida na Praia Grande. Não foi estudioso nem grande trabalhador, mas foi um grande Avô. Contava histórias de mar maravilhosas que me deixavam impressionada e deixava-me participar nas "caras para o lado", que era, nada mais, nada menos do que, endireitar as notas que tinham pago os toldos e barracas do dia. Notas de 20, notas de 50, de 100 Escudos, lembram-se delas? O meu avô fez quilometros naquela Praia Grande a cobrar os toldos e as barracas, talvez alguns de vocês se lembrem dele, de mala a tiracolo... Eu lembro dele, sempre.

Deixou-se levar no primeiro dia da época balnear de um qualquer ano, e o mar estava parado na Praia Grande, sem uma única vaga...

7 comentários:

  1. Minha amiga cm te entendo..mas as recordações são a mh coisa q nos restam..e eles lá em cima são as nossas big estrelas :D:D
    beijo beijo beijo

    ResponderEliminar
  2. Dcp n assinei lool ritinha

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso, obrigado.
    Mana

    ResponderEliminar
  4. Onde quer que esteja, tenho a certeza de que o Natinho está a sorrir, muito orgulhoso dos netos e da forma linda como o guardam no coração.
    Emocionaste-me, ruaife...

    Beijo enorme do Rusband

    ResponderEliminar
  5. É verdade, eu que não o conheci pessoalmente, mas que me lembro muito bem de o ver a percorrer aqueles kilómetros, também o vejo a sorrir com isto :) muito fixe!
    Xico

    ResponderEliminar
  6. Lindo ... o avô não era meu.. mas não evitei as lágrimas..grande Sr. .. grandes netas...bjs

    Ana Paula

    ResponderEliminar
  7. Tb ñ pude evitar uma lágrima...pela forma tão simples e, no entanto, tão profunda como conseguiste exprimir, sem excessivo sentimentalismo, 2 grandes sentimentos: AMOR e SAUDADE! E ñ tendo conhecido o teu avô, tenho a certeza que ele está tão orgulho da neta, como eu da minha amiga!
    Bjs cheios de LUZ nesse coração de ouro!
    Tâni

    ResponderEliminar